Como posso fazer a minha inscrição no Centro QUALIFICA do CEPRA ?

A inscrição é feita em www.cepra.pt, selecionando Certificação na página inicial, seguida de Pré inscrição.

Para mais informações contactar: 21 949 89 93 ou cepra@centroqualifica.gov.pt

Onde posso realizar um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?

Num Centro QUALIFICA, onde é realizado um diagnóstico e orientação dos candidatos, com vista a encaminhar cada um, para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de reconhecimento e validação e certificação de competências – RVCC.

No Centro QUALIFICA do CEPRA são realizados Processos de RVCC escolar (4º, 6º, 9º,12º) e profissional em 8 saídas profissionais do setor da reparação automóvel.

O que é o Processo RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?

O Processo RVCC tem como objetivo reconhecer, validar e certificar as competências escolares e profissionais adquiridas ao longo da vida, em diferentes contextos, permitindo ao adulto identificar as aprendizagens realizadas com base na sua experiência pessoal, profissional e de ações de formação frequentadas.

É dirigido a adultos, empregados ou desempregados, com idade superior a 18 anos sem a escolaridades básica de 4, 6 ou 9 anos ou nível secundário, que pretendam obter a certificação escolar equivalente (nível básico ou secundário) e/ou certificação profissional (RVCC-PRO). Caso tenham entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelo menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada

Independentemente das habilitações de base, o que é valorizado no RVCC são as competências e os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

Quem pode realizar no CEPRA, o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) profissionais?

Exclusivamente os profissionais do setor da reparação automóvel, com experiência profissional comprovada em uma das seguintes saídas profissionais:

-Eletricista de Automóveis
-Pintor/a de Veículos
-Mecânico/a de Automóveis Ligeiros
-Mecânico/a de Serviços Rápidos
-Reparador/a de Carroçarias
-Reparador/a de Motociclos
-Técnico de Receção/Orçamentação de oficina
-Técnico/a de Mecatrónica Automóvel

 

Quem pode realizar no CEPRA, o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares?

Qualquer adulto que que não tenha concluído o nível básico ou secundário de educação e tenha adquirido conhecimentos e competências através da sua experiência de vida. O encaminhamento para esta opção de qualificação é feito com o apoio de um Técnico do Centro QUALIFICA que realiza, em conjunto com o candidato, um diagnóstico prévio.

No caso de adultos entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelo menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada

Quais os custos da realização do Processo RVCC?

Os processos desenvolvidos no âmbito do RVCC são gratuitos.

Qual a duração de um Processo de RVCC Profissional?

O processo tem uma duração média de 2 a 3 meses, dependendo do trabalho individual do candidato, em horário laboral ou pós laboral. O processo inclui 50 horas de formação obrigatória.