FAQ

Bolsa de Emprego

Formação Contínua

Formação de Inspetores para Centros ITV

Formação E-learning

Formação Inicial

Geral

Inscrições - Candidaturas a cursos de Formação Contínua (para profissionais)

Inscrições - Candidaturas a cursos de Formação Inicial

Processo RVCC (Centro Qualifica)

Bolsa de Emprego

Como me posso candidatar a ser formador do CEPRA?

Pode submeter a sua candidatura on-line, em CEPRA-Emprego > Bolsa de Formadores.

Somos uma empresa que pretende receber estagiários de cursos do CEPRA. Como podemos candidatar-nos para esse efeito?

Podem submeter a vossa inscrição online, em Bolsa de Emprego > Pedido de estagiários.

Sou ex-formando do CEPRA. Como posso solicitar que os meus contatos sejam colocados na Bolsa de Emprego desta página internet?

Deverá contactar o Gabinete de Orientação Profissional e Serviço Social do CEPRA e solicitar a ficha de inscrição na Bolsa de Emprego, entregando-a preenchida nesse serviço.

Formação Contínua

A formação só decorre em Lisboa e Porto?

Não, o CEPRA desenvolve cursos em qualquer localidade do continente, desde que o nº de interessados no curso o justifique.

Posso frequentar um curso de formação contínua, em horário laboral ?

Os cursos de formação contínua para profissionais da área automóvel, são por norma realizados em horário pós-laboral. No entanto, poderão ser realizados cursos em horário laboral, em função do número de candidatos interessados e da disponibilidade do CEPRA em termos de planeamento da sua formação.

Quais os requisitos necessários que tenho que possuir, para frequentar um curso de formação contínua ?

Para conhecer os requisitos necessário à frequência de cada curso consulte no separador “Formação” o curso pretendido. Com o curso selecionado, consulte o separador “Preço Acesso” os requisitos necessários e o valor de inscrição, se aplicável.

Formação de Inspetores para Centros ITV

A minha licença de inspector de Centros ITV está caducada. Terei que tirar uma nova licença ou poderei renová-la?

Poderá proceder à renovação da licença.

Após caducar, a licença fica suspensa até que sejam reunidos os requisitos para a sua renovação.

Não possuo as disciplinas de matemática e/ou física/química requeridas nas condições de acesso aos cursos de obtenção de licenças de inspector. O que poderei fazer?

O CEPRA tem na sua oferta formativa, um curso de matemática (50 horas) e um curso de física (25 horas), que poderá frequentar:

U7369 – Física aplicada aos veículos automóveis

U8613 – Matemática Aplicada aos Veículos Automóveis

Estes cursos dão resposta às condições de acesso aos cursos de obtenção de licença de inspector de Centros ITV.

Para obter informação sobre estes cursos, consulte no menu Formação > Formação Contínua (para Profissionais) >Transversal.

Posso frequentar um curso para obtenção de licença de inspector para Centros ITV, em horário pós-laboral?

Os cursos para obtenção de licença de inspector para Centros ITV, são por norma realizados em horário laboral. No entanto, poderão ser realizados cursos em horário pós-laboral em função do número de candidatos interessados e da disponibilidade do CEPRA em termos de planeamento da sua formação.

Quais os requisitos necessários que tenho que possuir, para frequentar um curso de formação para obtenção de uma licença de inspector de Centros ITV?

Para conhecer os requisitos necessários para a frequência nos cursos de formação referidos, consulte no menu Cursos, o sub-menu Formação de Inspectores para Centros ITV.

Qual é o prazo de validade das licenças profissionais de inspector de Centros ITV?

As licenças profissionais de inspector de Centros ITV são válidas por um período de cinco anos, renovável.

Sou titular de uma licença profissional de inspetor de Centros ITV. Quantas horas de formação contínua de atualização necessito fazer, para renovar a licença?

Se exerceu a atividade de inspetor, em pelo menos, dois anos durante o período de validade da licença, dos quais seis meses no último ano civil, terá que frequentar um ou mais cursos de formação contínua de atualização, perfazendo uma duração total mínima de 30 horas.

Se não exerceu a atividade de inspetor, em pelo menos, dois anos durante o período de validade da licença, dos quais seis meses no último ano civil, terá que frequentar um ou mais cursos de formação contínua de atualização, perfazendo uma duração total mínima de 50 horas.

O CEPRA tem na sua oferta formativa, cursos de formação contínua de atualização para inspetores. Para informação detalhada sobre estes cursos, consulte no menu Formação, o submenu Inspeção Técnica de Veículos.

Formação E-learning

O CEPRA tem cursos desenvolvidos a distância?

O CEPRA realiza cursos na modalidade b-learning (blended learning – que concilia formação a distância com sessões presenciais para realização de trabalhos práticos em oficina). Este tipo de cursos possibilita a obtenção de competências técnicas a distância, diminuindo grandemente os custos com deslocações e ausências do posto de trabalho.

Formação Inicial

Concluí o ensino básico ou secundário através de um curso EFA. Como posso prosseguir estudos?

Os adultos que concluam o ensino básico ou secundário através de cursos EFA e que pretendem prosseguir estudos estão sujeitos aos respetivos requisitos de acesso das diferentes modalidades de formação.

A certificação escolar resultante de um Curso EFA de nível básico permite-lhe o prosseguimento de estudos através de um Curso EFA de nível secundário.

A certificação escolar resultante de um Curso EFA de nível secundário permite-lhe o prosseguimento de estudos através de um Curso de Especialização Tecnológica (CET) ou de um curso de nível superior, mediante as condições definidas na Deliberação n.º 1650/2008, de 13 de Junho, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, ou nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de Março (acesso ao ensino superior por maiores de 23 anos).

Concluí o ensino secundário através de um curso de Aprendizagem. Como posso prosseguir estudos?

Pode prosseguir estudos através de um Curso de Especialização Tecnológica (CET) ou de um curso de nível superior, nos termos do decreto-lei nº 296-A/98 de 25 de setembro, com as respetivas alterações.

Durante o período de formação, são efetuados descontos para a Segurança Social?

Atendendo a que o contrato de formação é um acordo celebrado entre o CEPRA e o formando, que não gera nem titula relações de trabalho, e que caduca com a conclusão da ação de formação, não se verificam quaisquer descontos para a Segurança Social.

Encontro-me a receber subsídio de desemprego. Posso acumular este subsídio com a bolsa de formação?

Aos formandos desempregados beneficiários de proteção social no desemprego, a frequentar cursos desenvolvidos pelo CEPRA, não é atribuída bolsa de formação.

Assim sendo, os formandos nestas situações continuam a auferir o subsídio de desemprego normalmente, durante a ação de formação, devendo informar o seu Centro de Emprego que se encontram a frequentar um curso de formação. No entanto, se a atribuição de subsídio de proteção social no desemprego terminar durante a formação, a situação será reavaliada para efeitos de atribuição de bolsa de formação a partir desse momento. Se esta situação ocorrer, deve ser relatada pelo formando junto dos serviços administrativos do CEPRA.

Os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) têm direito a receber bolsa de formação?

Os formandos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) não têm direito a bolsa de formação.

Posso gozar férias durante a frequência de cursos de formação inicial?

Os formandos que frequentem cursos com duração igual ou superior a 1200 horas podem ter direito a um máximo de 22 dias úteis de férias por cada ano completo de formação, a gozar em período(s) a estabelecer, de forma concertada, com o CEPRA e nos termos da legislação em vigor.

Pretendo frequentar um curso de formação inicial no CEPRA. Que apoios me podem ser concedidos?

Todos os cursos de qualificação inicial no CEPRA são gratuitos.

Para além disso são concedidos os seguintes apoios:

  • Bolsa de formação (atribuída nos Cursos de Educação e Formação de Adultos a todos os formandos desempregados com idade igual ou superior a 23 anos, em ações com, pelo menos 200 horas e realizadas a tempo completo, 30h/semana, com exceção para os formandos desempregados beneficiários de subsídio de desemprego. Caso tenham menos de 23 anos, para auferir esta bolsa devem ter 1 ano de descontos);
  • Bolsa de profissionalização (atribuída aos formandos dos Cursos de Aprendizagem e durante o período de formação prática em contexto de trabalho, nos cursos EFA);
  • Bolsa para material de estudo (atribuída aos formandos dos Cursos de Aprendizagem incluídos no escalão A e B do abono de família);
  • Subsídio de Alimentação (durante a formação em Centro os formandos almoçam no refeitório nas instalações do CEPRA, sendo que durante o período de formação prática em contexto de trabalho, o subsídio é pago por transferência bancária);
  • Pagamento da despesa do transporte (se se deslocar de transporte público para a formação) ou subsídio de transporte (se não houver transporte público da sua residência ao CEPRA com horário compatível com o da formação);
  • Subsídio de Acolhimento de crianças e adultos dependentes a cargo do formando, desde que estes tenham que ser integrados em equipamentos (creche/jardim de infância; lar/centro de dia) porque o formando começou a frequentar o curso de formação;
  • Seguro de Acidentes Pessoais.

Geral

Como posso aceder à informação de horário e duração dos cursos?

A calendarização e os horários dos cursos estão disponíveis em https://www.cepra.pt/portal/proximas-acoes/, ou através da consulta dos nossos serviços. As datas de início são uma previsão, podendo em alguns casos ocorrer alterações.

Desloco-me para o CEPRA de transporte próprio. Posso estacionar no interior das instalações do CEPRA?

Sim, se se deslocar num veículo de duas rodas. Poderá estacionar no parque existente para o efeito.

Se se deslocar de automóvel, apenas poderá estacionar fora das instalações do CEPRA.

Inscrições - Candidaturas a cursos de Formação Contínua (para profissionais)

Como posso efetuar o pagamento do valor de inscrição?

O pagamento da inscrição deve ocorrer até ao 1º dia da ação de formação. O pagamento pode ser por:

  1. Transferência bancária – NIB – 0781 0112 0000000 6098 13. Nos casos em que a transferência tenha sido efetuada mas não tenha sido recebida pelo CEPRA, deve ser entregue o respetivo comprovativo, utilizando a forma que seja mais acessível: entrega direta no CEPRA, correio eletrónico ou fax.
  2. Cheque – Emitido ao I.G.C.P., EPE, entregue presencialmente ou enviado pelo correio.
  3. Multibanco – Disponível apenas nas instalações do CEPRA do Prior Velho e sujeito ao horário de expediente.

Durante quanto tempo se mantém a minha inscrição?

A sua inscrição mantem-se em espera até ser convocado para a ação de formação que possa frequentar, dependendo das inscrições em “espera” e das vagas para cada ação.

Onde posso obter mais informações?

Através dos contatos já descritos, ou no portal do CEPRA, em: https://www.cepra.pt/portal/contactos/pedido-de-informacoes/.

Quais as consequências do incumprimento do pagamento do valor de inscrição?

Em caso de incumprimento do prazo de pagamento, não será permitida a frequência do curso. Independentemente da sua duração, a presença na ação de formação implica o pagamento total do valor da inscrição.

Quando me inscrevi numa ação calendarizada, vi a indicação “completo”. A minha inscrição é aceite?

A indicação “completo” indica que já foram rececionadas inscrições suficientes para as vagas disponíveis. No entanto, a inscrição pode vir a ser considerada para aquela ação, caso ocorram desistências, caso contrário, mantém-se em espera para uma próxima ação de formação.

Quando posso efetuar a inscrição num curso do CEPRA?

Pode efetuar a inscrição num curso do CEPRA em qualquer altura, porque as inscrições nos cursos do CEPRA estão sempre abertas.

Quantas vezes posso adiar a frequência na ação de formação?

Pode pedir adiamento por duas vezes consecutivas. Após a 3ª convocação não aceite, a sua inscrição é anulada. Para frequentar o curso, terá que efetuar nova inscrição e a data da nova inscrição será a considerada para efeito de tratamento da inscrição.

Se tiver pago o valor de Inscrição mas não frequentar a ação, o valor é reembolsado?

Quando tenha existido pagamento de inscrição sem presença na formação, a eventual devolução do valor pago ou atribuição de crédito só pode ocorrer mediante exposição dos motivos que motivaram a ausência, endereçada à Direção do CEPRA.

Inscrições - Candidaturas a cursos de Formação Inicial

Como se efetua a inscrição na Ação/Curso de Formação?

Para se inscrever no curso, siga os seguintes passos:

  1. Escolha o curso pretendido
  2. Clique em “inscreva-se”.

Se já submeteu uma inscrição no CEPRA pode selecionar Autenticar-me. Usando a senha que recebeu na inscrição anterior, os campos da inscrição aparecem já preenchidos, sendo apenas necessário proceder a atualizações nos dados se aplicável. No final clique em submeter.

Se é a sua primeira inscrição no CEPRA, ou se se esqueceu da senha, clique em Registar-me

Preencha o formulário, e antes de o submeter, verifique a correção de todos os dados, em particular o endereço de e-mail para contacto.

Como sei que a inscrição que submeti é considerada válida?

Quando a inscrição é rececionada, os candidatos recebem um email a confirmar a receção, mas a inscrição só é validada depois dos serviços do CEPRA confirmarem se o candidato detém os pré-requisitos exigidos para o curso. Lembra-se que os dados submetidos no formulário de inscrição são da responsabilidade do candidato e que a submissão de dados incorretos implicará a anulação da inscrição.

Como sou convocado/a para uma ação de formação?

Para cada ação calendarizada, os candidatos inscritos, são convocados por ordem de data de inscrição, sendo dada prioridade aos candidatos com datas de inscrição mais antigas.

A convocação para cada ação é efetuada por e-mail, enviado para o endereço indicado na ficha de inscrição do candidato. Por conseguinte, é importante que mantenha atualizado o seu endereço de e-mail e que verifique periodicamente o spam porque o e-mail de convocatória pode ser rececionado como spam. O candidato quando receciona e-mails de convocatória deve responder ao formulário que lhe é enviado. Se não responder a duas notificações consecutivas, a inscrição será anulada.

Como sou selecionado/a para uma ação de formação Inicial?

A seleção dos candidatos está dependente do processo de orientação profissional e do nº de vagas para cada ação de formação. O nº médio de vagas por ação é de 18 formandos.

O processo de Orientação Profissional inclui testes psicotécnicos/fichas de diagnóstico, entrevista individual e exame médico, com a finalidade de averiguar a aptidão e motivação do candidato para o curso em causa.

Os candidatos que obtêm parecer favorável, mas não tenham vaga na ação, são considerados suplentes podendo ser integrados ainda na ação no caso de ocorrerem desistências, ou ser integrados na próxima ação a iniciar.

Depois de ser convocado para uma ação de formação, posso adiar a frequência na ação?

Pode. Deve dar essa indicação no formulário que acompanha o email de convocação que lhe é enviado.

Durante quanto tempo se mantém a minha inscrição?

A sua inscrição mantem-se em espera até ser convocado para a ação de formação que possa frequentar, dependendo das inscrições em “espera” e das vagas para cada ação. No caso do CEPRA não ter possibilidade de realizar uma ação de formação do curso em que se inscreveu, num período superior a três anos, poderá ser contactado no sentido de manifestar o seu interesse em manter a inscrição.

Onde se efetua a inscrição?

A inscrição é efetuada online no Portal do CEPRA www.cepra.pt, através do preenchimento do formulário disponível para o efeito.

A inscrição pode ser efetuada:

No separador “próximas ações”, se a ação do curso pretendido estiver calendarizada.

(estão indicados o local, horário e datas de início e termo do curso)

No separador “formação” selecionando-se a modalidade e o curso pretendido. Neste caso, os candidatos são contactados quando a ação que possa frequentar for calendarizada.

Quando me inscrevi numa ação de formação calendarizada, vi a indicação “completo”. A minha inscrição é aceite?

A indicação “completo” indica que já foram rececionadas inscrições suficientes para as vagas disponíveis. No entanto a inscrição pode vir a ser considerada para aquela ação, caso ocorram desistências, ou ficar em espera para uma próxima ação de formação.

Quando me inscrevo numa ação de formação calendarizada, sou garantidamente convocado para essa ação?

Não, pode não ser convocado para a ação em que se inscreveu. Os candidatos são convocados por ordem da data de inscrição, e existe um nº limitado de vagas por ação. Se o nº de inscritos é superior ao nº de vagas, é dada prioridade às inscrições mais antigas, mas a inscrição mantém-se para uma próxima ação.

Quando posso efetuar a inscrição num curso de formação inicial do CEPRA?

Pode efetuar a inscrição num curso do CEPRA em qualquer altura, porque as inscrições nos cursos do CEPRA estão sempre abertas.

Processo RVCC (Centro Qualifica)

Como posso fazer a minha inscrição no Centro QUALIFICA do CEPRA ?

A inscrição é feita em www.cepra.pt, seleccionando Certificação na página inicial, seguida de Pré inscrição.

Para mais informações contactar: 21 949 89 93 ou cepra@centroqualifica.gov.pt

O que é o Processo RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?

O Processo RVCC tem como objetivo reconhecer, validar e certificar as competências escolares e profissionais adquiridas ao longo da vida, em diferentes contextos, permitindo ao adulto identificar as aprendizagens realizadas com base na sua experiência pessoal, profissional e de ações de formação frequentadas.

É dirigido a adultos, empregados ou desempregados, com idade superior a 18 anos sem a escolaridades básica de 4, 6 ou 9 anos ou nível secundário, que pretendam obter a certificação escolar equivalente (nível básico ou secundário) e/ou certificação profissional (RVCC-PRO). Caso tenham entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelo menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada

Independentemente das habilitações de base, o que é valorizado no RVCC são as competências e os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

Onde posso realizar um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?

Num Centro QUALIFICA, onde é realizado um diagnóstico e orientação dos candidatos, com vista a encaminhar cada um, para uma oferta de educação e/ou formação profissional ou ainda para um processo de reconhecimento e validação e certificação de competências – RVCC.

No Centro QUALIFICA do CEPRA são realizados Processos de RVCC escolar (4º, 6º, 9º,12º) e profissional em 8 saídas profissionais do setor da reparação automóvel.

Quais os custos da realização do Processo RVCC?

Os processos desenvolvidos no âmbito do RVCC são gratuitos.

Qual a duração de um Processo de RVCC Profissional?

O processo tem uma duração média de 2 a 3 meses, dependendo do trabalho individual do candidato, em horário laboral ou pós laboral. O processo inclui 50 horas de formação obrigatória.

Quem pode realizar no CEPRA, o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares?

Qualquer adulto que que não tenha concluído o nível básico ou secundário de educação e tenha adquirido conhecimentos e competências através da sua experiência de vida. O encaminhamento para esta opção de qualificação é feito com o apoio de um Técnico do Centro QUALIFICA que realiza, em conjunto com o candidato, um diagnóstico prévio.

No caso de adultos entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelo menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada

Quem pode realizar no CEPRA, o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) profissionais?

Exclusivamente os profissionais do setor da reparação automóvel, com experiência profissional comprovada em uma das seguintes saídas profissionais:

-Eletricista de Automóveis
-Pintor/a de Veículos
-Mecânico/a de Automóveis Ligeiros
-Mecânico/a de Serviços Rápidos
-Reparador/a de Carroçarias
-Reparador/a de Motociclos
-Técnico de Receção/Orçamentação de oficina
-Técnico/a de Mecatrónica Automóvel