Explorando as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação, o CEPRA oferece cursos de formação a distância nas modalidades e-learning e b-learning. Estes cursos conferem ao formando uma maior liberdade de aprendizagem, já que é feita no tempo e ritmo que ele próprio define. Neste percurso individual ele conta com o apoio de um tutor, que assegura apoio pedagógico e o acompanha durante a formação.

Na modalidade e-learning, a formação é ministrada a distância em sessões não presenciais.

A modalidade b-learning (blended learning), combina formação ministrada a distância em sessões não presenciais (tal como o e-learning), e formação ministrada em sessões presenciais. As sessões presenciais onde se inclui a realização de exercícios práticos em oficina, complementam e consolidam os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação a distância.

A frequência destes cursos permite a atualização ou consolidação de conhecimentos e capacidades dos formandos, através de uma aprendizagem flexível, segundo a disponibilidade (temporal e espacial) e ritmo de cada formando, de modo a aprofundarem competências profissionais e relacionais, tendo em vista uma melhor adaptação às mutações tecnológicas e organizacionais, e o reforço da sua empregabilidade, em modalidade de e-learning ou b-learning.