FORMAÇÃO INICIAL

A Formação Inicial do CEPRA, com cursos de dupla certificação, permite obter equivalência escolar e qualificação profissional, oficialmente reconhecidas, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações para as seguintes profissões:

  • Mecânico/a de Automóveis Ligeiros – Nível 2
  • Pintor/a de Veículos – Nível 2
  • Reparador/a de Carroçarias – Nível 2
  • Eletricista de Automóveis – Nível 2
  • Reparador/a de Motociclos – Nível 2
  • Técnico/a de Receção e Orçamentação de Oficinas – Nível 4
  • Técnico/a de Mecatrónica Automóvel – Nível 4
  • Técnico/a de Aprovisionamento e Venda de Peças – Nível 4
  • Técnico/a de Reparação e Pintura de Carroçarias – Nível 4
  • Técnico/a Especialista em Mecatrónica Automóvel, Planeamento e Controlo de Processos – Nível 5

O CEPRA tem várias opções para a qualificação numa das profissões do setor automóvel:

APRENDIZAGEM

É dirigida a jovens com idade inferior a 25 anos, com o 3º ciclo do ensino básico ou equivalente, ou superior mas sem conclu­são do ensino secundário. Conferem uma qualificação de nível 4.

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE JOVENS

Dirigida a jovens candidatos ao primeiro emprego ou desempregados à procura de novo emprego, com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 23 anos, não qualifi­cados ou sem qualificação adequada face ao mercado de trabalho. Conferem uma qualificação de nível 2 ou 4.

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

Dirigida a adultos com idade igual ou supe­rior a 18 anos (no caso de qualificações de nível 2, ou nível 4 (em horário pós-laboral), ou igual ou maior a 23 anos (no caso de qualificações de nível 4 em horário laboral).

ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

Cursos pré secundários, não superiores, que conferem uma qualificação de nível 5. Destinados a candidatos titulares de uma das seguintes qualificações: ensino se­cundário, qualificação profissional de nível 4, diploma de especialização tecnológica, 12º Ano incompleto mas com aprovação a todas as disciplinas do 10º e 11º Ano, in­divíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência se reconheça capacidades e competências que os qualificam para o ingresso no curso em causa.