De acordo com o decreto-lei nº145/2017, de 30 de novembro, só podem proceder a intervenções em sistemas de ar condicionado instalados em veículos a motor, que contenham gases fluorados com efeito de estufa, os técnicos titulares de um Atestado de Formação emitido por entidade designada pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), como organismo de Atestação de Formação. O atestado tem uma validade de 7 anos, findos os quais os seus titulares têm de realizar um curso específico para a renovação do atestado.

O CEPRA tem já disponível o curso para o efeito, com a duração de 7 horas. Os técnicos que pretendam renovar o seu atestado no CEPRA, devem realizar a sua inscrição online em data anterior à caducidade do mesmo, no portal www.cepra.pt.

Podem frequentar o curso os candidatos que reúnam cumulativamente as seguintes condições:

– Possuam um atestado de formação de técnico para intervenções em sistemas de ar condicionado (emitido por um Organismo de Atestação e Formação).

– Possuam, no mínimo, três anos de atividade profissional relevante e continuada no sector adquirida nos últimos sete anos (demonstrada por CV e declaração(ções) da(s) empresa(s) onde exerceu a atividade).

A inscrição no curso (que corresponde a um pedido de renovação do atestado de formação) deverá ser efetuada pelo candidato a formando, até três meses antes da data do termo do seu atestado de formação.

A pré-inscrição será posteriormente validada com o envio para o email: atestacao.ac@cepra.pt, dos os seguintes documentos:

– Cópia do atestado de formação de técnico para intervenções em sistemas de ar condicionado
– Curriculum Vitae (CV)
– Declaração(ções) da(s) empresa(s) onde exerceu a atividade

(*) Formandos associados da ANECRA – Associação Nacional do Comércio e da Reparação Automóvel ou da ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel, que tenham comprovadamente as respetivas quotas pagas à data de início da ação de formação, têm um desconto de 15%