Apresentação do Sistema de Gestão

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do CEPRA está certificado desde 2002, pela norma NP EN ISO 9001.

  • Em 6 e 7 de julho de 2017 ocorreu a 2ª auditoria de acompanhamento do sistema de gestão da qualidade (SGQ), pela norma NP EN ISO 9001:2008.

    A auditoria foi efetuada pela entidade certificadora que nos tem acompanhado desde o início, a SGS ICS a entidade líder em serviços de certificação.

    Na sequência, verificou-se a conformidade do sistema de gestão implementado com os requisitos da norma de referência e com os requisitos legais e regulamentares aplicáveis e confirmou-se a respetiva aptidão para, de uma forma consistente, conduzir ao cumprimento dos objetivos e à realização da política da qualidade.

  • A certificação do SGQ foi uma decisão estratégica no sentido de dar visibilidade a boas práticas que vinham a ser implementadas pelo CEPRA, potenciando a sua notoriedade e reconhecimento externo, sendo, no entanto, o objetivo principal a oportunidade de implementar a cultura da melhoria contínua no desempenho dos serviços, promover a otimização dos recursos e incrementar a satisfação dos Clientes.

    Segundo as orientações da norma de referência, o SGQ foi concebido na lógica da abordagem por processos, aplicando-se a metodologia conhecida como PDCA, também designado por ciclo de Deming ou ciclo da melhoria contínua.


  • Tendo subjacentes os oito princípios de gestão da qualidade, o processo de certificação iniciou-se com a identificação de todas as atividades do CEPRA de forma a definir os processos, a respetiva sequência, interacção e fluxos de informação, surgindo o mapa de processos.

    Na sequência da  substituição do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) para o Centro Qualifica, o âmbito de aplicação do sistema de gestão da qualidade do CEPRA foi atualizado para Prestação de Serviços de Formação Profissional no Setor da Reparação Automóvel e Encaminhamento e Certificação de Competências.

    A certificação do SGQ foi sem dúvida um marco importante no percurso do CEPRA, por permitir evoluir de uma forma mais sustentada, concretizada no acompanhamento sistemático das atividades, na implementação de práticas de monitorização de indicadores de desempenho, na possibilidade de identificar com maior acuidade os desvios face ao planeado e proceder ao respetivo tratamento das causas, relevando-se a cultura de melhoria contínua dos processos de trabalho, facilitadora da otimização dos recursos e do maior envolvimento e responsabilização dos colaboradores, com aporte na satisfação dos Clientes, pela melhoria da qualidade dos serviços prestados.